Quantidade de Páginas visitadas



Este Colégio teve origem oficialmente pelo Decreto nº 3468, publicado no Diário Oficial de 30 de dezembro de 1966, com a denominação  de “Grupo Escolar da Ronda”,  com  prédio próprio, destinado a oferecer o Ensino de 1ª a 4ª séries do Ensino de 1º Grau e atender crianças dos bairros próximos do município.
No  início  de 1967  começaram as atividades escolares e na data de 23 de abril do mesmo ano, aconteceu a inauguração oficial. Neste mesmo ano, através da publicação da Lei nº 5.715 em 01 de dezembro de 1967 do Poder Executivo, o então “Grupo Escolar da Ronda” ganha um patrono e passa  a se chamar Grupo Escolar “Rivadávia Vargas”.
A primeira obra de ampliação ocorreu em 1978, com a construção de mais duas salas para atender o aumento da demanda.
Através da Resolução nº 4.174 de 04 de dezembro de 1991, foi implantado o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Com o crescimento do número de alunos, em 1992, foram construídas novas salas, banheiros, secretaria, saguão e uma quadra poliesportiva.
No ano de 1998, atendendo a uma grande necessidade da comunidade, foi ofertado o Ensino Supletivo no período noturno. Neste mesmo ano, o Grupo Escolar Rivadávia Vargas passa a denominar-se “Escola Estadual Rivadávia Vargas – Ensino de 1º Grau” através da Resolução 3.120 de 08 de agosto de 1998.
 Em 2002, as séries iniciais de 1ª a 4ª são municipalizadas, porém continuou neste mesmo prédio até o ano de 2007. Em 2005 foram feitas algumas  reformas, pinturas e cobertura da quadra de esportes.
Para atender melhor os  trabalhadores que necessitavam estudar, no ano de 2006 a Escola passa a oferecer, no período noturno, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.), Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio de forma presencial.
A Resolução nº 217 de 01 de fevereiro de 2008 regulamenta a Autorização de Funcionamento da E.J.A. e altera a denominação  de “Escola Estadual Rivadávia Vargas – Ensino de 1º Grau” para “Colégio Estadual Rivadávia Vargas – Ensino Fundamental e Médio”.
Atualmente, além do atendimento especializado na “Sala de Recursos”, implantada e em funcionamento desde o ano 2005, que atende especialmente alunos com deficiências de aprendizagem, contamos com a implantação de vários projetos de apoio, como o do “Projeto Mais Aprendizagem” que visa atender estudantes com necessidades de superação das defasagens e lacunas de aprendizagem e o programa “Edutech” que contempla o Pensamento Computacional, a Cultura e o Letramento Digital.
Nosso colégio está inserido em um bairro urbano do município de Piraí do Sul, atendendo grande número de alunos carentes, sendo nosso maior desafio a baixa frequência e alunos evadidos, causado geralmente pela desmotivação, ingresso no trabalho, desestruturação familiar e social.
Temos como prioridade o chamamento e acolhimento dos alunos e de suas dificuldades, onde todos havemos de contribuir para a diminuição da segregação social, fazendo um trabalho coletivo envolvendo a comunidade escolar em geral.


Percebe-se uma grande influência da escola na vida do aluno, sendo isto bastante visível ao depararmos
com os sonhos e as aspirações dos nossos alunos verificando sempre as diversidades.




Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito